quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Bem-vindo ao blog Coração de Estudante!

Este é o canal de comunicação e notícias do projeto CORPO-EDUCAÇÃO-ARTE, contemplado pelo Prêmio Interações Estéticas 2010 - Residências Artísticas em Pontos de Cultura da Funarte e Ministério da Cultura.

Vamos realizar uma vivência artística corporal, prática e performática com professores e estudantes de escolas e faculdades públicas para tratarmos as questões das escolas e da educação de maneira poética, através da linguagem desenvolvida por Silvana Abreu há vários anos, chamada “Dramaturgia do Desejo”.

Sintam-se à vontade para comentar, perguntar, colaborar e participar do processo. Todos serão muito bem-vindos. Vai ser um prazer disseminar esse movimento e criar relações potentes e alegres. Evoé!


APRESENTAÇÃO

Projeto de integração do Ponto de Cultura Escola Nômade de Filosofia, coordenado pelo filósofo Luiz Fuganti, com a pesquisa de linguagem cênica chamada “Dramaturgia do Desejo” desenvolvida pela atriz, performer, diretora, pesquisadora e professora Silvana Abreu.
 

As ações pretendem criar um território criativo prático para desconstruir, transmutar e potencializar os modos de relação de professores e estudantes com a vida na escola e com os processos da educação.

No período de 3 meses, em encontros semanais, o grupo realizará experimentos práticos utilizando técnicas do teatro físico, da dança e da performance, aliadas aos conceitos da filosofia contemporânea, para expressar criativa e poeticamente as questões e problemas enfrentados diariamente no processo educativo escolar. Ao final desse período, apresentarão em conjunto uma performance pública resultado do processo e das vivências.

======

Esta vivência visa proporcionar a professores e alunos um ambiente criativo diferenciado, onde eles possam se sentir acolhidos e seguros para elaborar problemas cotidianos enfrentados no processo escolar de uma maneira prática, onde o corpo será a via principal de acesso a conteúdos afetivos que frequentemente não tem canais de expressão dentro da escola.

Através das técnicas físicas do teatro e da performance, abordaremos os movimentos singulares dos afetos nos corpos de cada participante, dando oportunidade para que se expressem criativamente. Criaremos um ambiente lúdico e afirmativo, para que possamos identificar e transformar bloqueios, gestos mecânicos e padronizados, abrindo espaço para movimentos vivos e intensivos. Os conceitos da filosofia da potência serão experimentados no corpo, no movimento, na expressão que cada ser vivo.
 
As articulações do corpo e sua ligação com o pensamento articulado. O alongamento muscular e a flexibilidade de idéias. A precisão de gestos da mímica e a capacidade de focar o discurso. Ser capaz de ampliar e dilatar corpo e pensamento. Tomar consciência dos recursos do corpo e como interagem com o intelecto. Experimentar e assumir o espaço que o seu corpo ocupa dá abertura para a autonomia de ação no mundo.

Deste modo, algumas questões e problemas do cotidiano educativo poderão ser trabalhados como jogo corporal, identificando suas metáforas na atitude física de cada um. Os conflitos, os modos de ver, de agir ou reagir, de desistir ou enfrentar, de competir ou colaborar, tudo isso pode ser vivenciado no movimento e nas respostas e desafios que ele provoca, aqui e agora.
 
Assim, apresentaremos recursos para que cada participante tome posse do seu corpo e do seu desejo criativo. As técnicas expressivas estimulam o posicionamento estético, ético e vital de cada um, fomentando uma ação participativa, comprometida, vibrante e afirmativa. Cada participante criará um conjunto próprio de matrizes cênicas que poderão ser continuadas e desenvolvidas após o projeto, conforme a necessidade de cada um.
 
Além de apresentar uma linguagem teatral elaborara, esse trabalho pretende fortalecer a expressão criativa que se configura de maneira particular no corpo de cada participante. Estimula a auto-estima a partir da afirmação das singularidades e gera confiança nos próprios talentos. Deste modo, o trabalho realizado será propício para estimular e fortalecer desejos e vocações em qualquer tipo de atividade.

11 comentários:

  1. Olá, sou aluna do Curso de Teatro de uma Universidade particular, mas me interesso muito pelo curso e principalmente pelo trabalho da Silvana de Abreu! Eu poderia me inscrever e tentar a oportunidade do curso? Grata.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju!
    Ficamos felizes com seu interesse! O projeto é patrocinado com um prêmio federal. Dessa forma, ele pode ser gratuito e, portanto, voltado para professores e alunos de escolas e faculdades públicas que normalmente não teriam acesso a um trabalho dessa qualidade.
    De qualquer forma, fica aí o convite para acompanhar o projeto pelo blog. Ele será sempre atualizado dando notícias de todas as atividades e experiências. Será um prazer receber suas impressões dos relatos.
    E sinta-se à vontade para entrar em contato quando desejar.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Aproveito para convidar todos os interessados a deixarem seus emails para contatos. Mesmo não estando no grupo, poderão receber notícias sobre as atividades, os encontros abertos e a apresentação final do grupo.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Meu e-mail, vc já tem. Gostaria de manter informada sim e, de participar, mais ainda.
    Estaria disposta a voar (aos sábados)de Floripa até a querida SAMPA, onde meu filho reside, pelo fascínio ao TEATRO.Conheço Bom Retiro....
    Mas, no momento, não mais aluna regular de uma Universidade Pública, sei que meu perfil não se encaixa no "Projeto".Contudo, curso desde 2009 a Oficina Permanente de Teatro:DAC/UFSC/direção: Carmem Fossari.
    Bjs e...Sucesso!
    Anto

    ResponderExcluir
  5. olá,moro em salvador-ba, sou membro do usina-grupo de estudos e praticas micropolíticas (fundado em vitoria da conquista-ba, por valter rodrigues e aliado da escola nomade). sou atriz e estudiosa da parformance art, mestranda em artes cenicas. vou verificar as possibilidades de estar aí aos sabados para este curso, achei muito interessante a ideia. gostaria de me manter informada: morganapoiesis@gmail.com
    abraços!

    ResponderExcluir
  6. ah, sou alunda de uma instituição publica :)

    ResponderExcluir
  7. Olá! Como vai?
    Sou estudante de psicologia da Universidade Federal de São Paulo. Me interessei muito pelo curso, mas nunca fiz teatro nem nada de artes cenicas. Precisa de um pré-requisito para participar?
    Grande abraço
    meu email é: larifinocchiaro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Lari!
    Tudo bem?
    Não há nenhum pré-requisito para participar, basta ser professor ou aluno de escola ou faculdade pública. Não é necessária nenhuma experiência em artes ou teatro. Sua inscrição será muito bem-vinda!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá!! Sou professora de arte da rede publica de São Paulo, adoraria me inscrever para o curso, porém, nao consegui acessar a ficha de incrição!! È algum problema de programa? Vou enviar um e-mail.. Grata. Mariana Borges - S.P.

    ResponderExcluir
  10. Parece que a lista de selecionados ainda não esta disponivel, apesar do e-mail enviado.. deve ter acontecido algum problema, porque o link selecionados reenvia para a pagina de inscrição.

    ResponderExcluir
  11. Olá Bía!
    Peço a gentileza de conferir novamente a página do blog, e pressione F5 se necessário. A lista dos selecionados já foi publicada ontem. Qualquer dúvida, entre em contato pelo email eventos@silvanaabreu.com.
    Até já!
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir