O Projeto


APRESENTAÇÃO


Projeto de integração do Ponto de Cultura Escola Nômade de Filosofia, coordenado pelo filósofo Luiz Fuganti, com a pesquisa de linguagem cênica chamada “Dramaturgia do Desejo” desenvolvida pela atriz, performer, diretora, pesquisadora e professora Silvana Abreu.

As ações pretendem criar um território criativo prático para desconstruir, transmutar e potencializar os modos de relação de professores e estudantes com a vida na escola e com os processos da educação.

OBJETIVO

Realizar uma vivência artística performática com professores e estudantes de escolas e faculdades públicas através da linguagem desenvolvida por Silvana Abreu há vários anos, chamada “Dramaturgia do Desejo”.

No período de 3 meses, em encontros semanais, o grupo realizará experimentos práticos utilizando técnicas do teatro físico, da dança e da performance, aliadas aos conceitos da filosofia contemporânea, para expressar criativa e poeticamente as questões e problemas enfrentados diariamente no processo educativo escolar. Ao final desse período, apresentarão em conjunto uma performance pública resultado do processo e das vivências.

======

Esta vivência visa proporcionar a professores e alunos um ambiente criativo diferenciado, onde eles possam se sentir acolhidos e seguros para elaborar problemas cotidianos enfrentados no processo escolar de uma maneira prática, onde o corpo será a via principal de acesso a conteúdos afetivos que frequentemente não tem canais de expressão dentro da escola.

Através das técnicas físicas do teatro e da performance, abordaremos os movimentos singulares dos afetos nos corpos de cada participante, dando oportunidade para que se expressem criativamente. Criaremos um ambiente lúdico e afirmativo, para que possamos identificar e transformar bloqueios, gestos mecânicos e padronizados, abrindo espaço para movimentos vivos e intensivos. Os conceitos da filosofia da potência serão experimentados no corpo, no movimento, na expressão que cada ser vivo.
 
As articulações do corpo e sua ligação com o pensamento articulado. O alongamento muscular e a flexibilidade de idéias. A precisão de gestos da mímica e a capacidade de focar o discurso. Ser capaz de ampliar e dilatar corpo e pensamento. Tomar consciência dos recursos do corpo e como interagem com o intelecto. Experimentar e assumir o espaço que o seu corpo ocupa dá abertura para a autonomia de ação no mundo.

Deste modo, algumas questões e problemas do cotidiano educativo poderão ser trabalhados como jogo corporal, identificando suas metáforas na atitude física de cada um. Os conflitos, os modos de ver, de agir ou reagir, de desistir ou enfrentar, de competir ou colaborar, tudo isso pode ser vivenciado no movimento e nas respostas e desafios que ele provoca, aqui e agora.
 
Assim, apresentaremos recursos para que cada participante tome posse do seu corpo e do seu desejo criativo. As técnicas expressivas estimulam o posicionamento estético, ético e vital de cada um, fomentando uma ação participativa, comprometida, vibrante e afirmativa. Cada participante criará um conjunto próprio de matrizes cênicas que poderão ser continuadas e desenvolvidas após o projeto, conforme a necessidade de cada um.
 
Além de apresentar uma linguagem teatral elaborara, esse trabalho pretende fortalecer a expressão criativa que se configura de maneira particular no corpo de cada participante. Estimula a auto-estima a partir da afirmação das singularidades e gera confiança nos próprios talentos. Deste modo, o trabalho realizado será propício para estimular e fortalecer desejos e vocações em qualquer tipo de atividade.


PÚBLICO ALVO

O grupo participante da vivência será formado por dois perfis:
1) Professores de escolas e faculdades públicas;
2) Estudantes de escolas e faculdades públicas, a partir de 15 anos;
O total de participantes será de até 30 pessoas, selecionadas a partir do seu comprometimento social e comunitário e da sua capacidade de multiplicação das experiências vividas. Também são bem-vindos alunos e aliados da Escola Nômade de Filosofia.

CRONOGRAMA
de 2 de abril a 25 de junho de 2011
Encontros semanais - Sábados, das 14:30h às 17:30h

LOCAL
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro (próx metrô Tiradentes)
São Paulo/SP